Uma nova abordagem metodológica e o resultado dessa experiência em conjunto com a comunidade no entorno do Parque Nacional do Catimbau (PE) rendeu a pesquisadora Chiara Bragagnolo a publicação de seu artigo na edição de março da revista científica eletrônica Biodiversidade Brasileira, a BioBrasil, que tem como tema central Monitoramento da Conservação da Biodiversidade, com ênfase em experiências que envolvem unidades de conservação.
Com a co-autoria das pesquisadoras Norah Costa Gamarra e Ana Malhado e do pesquisador Richard Ladle, o artigo “Proposta metodológica para padronização dos estudos de atitudes em comunidades adjacentes às unidades de conservação de proteção integral no Brasil” propõe um novo método para padronizar o estudo das atitudes de comunidades localizadas próximas às UCs, com ênfase nas unidades de proteção integral.
A revista já está disponível e pode ser acessada aqui.
Além do trabalho de Chiara, a edição traz mais 12 artigos que tratam de diferentes temas e abordagens no monitoramento e são assinados por vários outros pesquisadores. Lançada em 2011, a revista entra agora no seu sexto ano de circulação, sempre com edições eletrônicas. A publicação é dirigida a gestores, pesquisadores e demais estudiosos do tema.