Jornalismo Ambiental e Comunicação Científica são temas de discussão em aula no LACOS 21

A disciplina de Divulgação Científica do curso de Ciências Biológicas, ministrada pela professora Ana Malhado com colaboração dos posdocs João Vitor Campos e Davi Teles, membros do LACOS 21 e pesquisadores atuantes no PELD CCAL (Projeto Ecológico de Longa Duração – Costa dos Corais Alagoas), teve na manhã desta quarta-feira (26/07) a participação da professora do curso de jornalismo da UFAL, Dr.ª Lídia Ramires, para apresentação de técnicas de Jornalismo Ambiental e Comunicação Científica, aqui, no nosso Lab!

20170726_092816.jpg

Oferecida neste semestre às quartas-feiras ao curso de bacharelado e licenciatura, conta com a participação de alunos dos 4º, 7º e 8º períodos e tem como objetivo desenvolver as habilidades destes em relação às técnicas de divulgação científica.

Buscando uma discussão multidisciplinar e um diálogo direto com o curso de jornalismo, a professora Lídia aceitou o convite para apresentar um pouco de seu trabalho, que também envolve o PELD CCAL. Graduada em Jornalismo e mestra e doutora em Linguística, além da docência a professora atua nos seguintes temas: jornalismo impresso, mídia eletrônica – rádio e TV, novas tecnologias de informação e comunicação, ética, jornalismo alagoano, assessoria de comunicação, discurso midiático, além de metodologia da pesquisa. Lídia também é pesquisadora do PensaCOM Brasil – Pensamento Comunicacional Brasileiro, pela Cátedra Unesco/Metodista, do Comulti – Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia e do Gedon – Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia.

20170726_092850

Responsável pela equipe de comunicação do PELD CCAL, a professora apresentou o plano de comunicação do projeto, a importância das etapas de identificação do público alvo, a definição da linguagem a ser utilizada, os meios e técnicas de divulgação, entre eles: as redes sociais, clipping, vídeos, áudios entre outros.

Ainda foram apresentados os itens fundamentais para difusão da marca do projeto e as etapas de criação da logo. Para fechar a aula, uma atividade prática de preparação de um texto de divulgação foi realizada pelos participantes.

A aluna Evelynne Letícia, do 7º período, comenta que: “foi interessante entender e conhecer as estratégias de comunicação e divulgação do PELD, pois percebi que é importante que a divulgação científica vá além de papers. A aula trouxe um pouco do que não nos é passado no curso de biologia e a participação de uma profissional do curso de jornalismo complementa nosso conhecimento”.

Já a professora Ana destaca: “foi realmente uma grande honra e um prazer ter a participação da professora Lídia em nossa disciplina, ensinando pros nossos alunos da biologia como fazer comunicação científica e jornalismo ambiental, uma competência técnica tão essencial para os dias de hoje, e aprender isso com quem é expert, não tem preço”.

O estreitamento de laços entre essas diferentes áreas é muito positivo para ambas as disciplinas. Para nós, biólogos, cientistas e pesquisadores, aprender comunicação é essencial no momento de difundir os resultados de nossas pesquisas para a população em geral e, assim, além de oferecer como retorno nosso conhecimento, podemos ouvir a repercussão e opinião de diferentes públicos, muito além da academia.

Ressaltamos também a importância da integração entre essas duas disciplinas e a criação de espaços para difusão de conhecimento, o que acreditamos que oportuniza discussões e uma maior comunicação como uma população que compartilha dos mesmos interesses.

Por Norah Gamarra, Thainá Lessa e Ana Malhado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s