Por que devemos discutir a regulamentação da caça no Brasil?

apresentac3a7c3a3o1.jpg

Embora a caça seja proibida, ela ocorre em quase toda esquina que esteja próxima a um fragmento de floresta. Muitas vezes é realizada para satisfação pessoal, exibição de troféus, manutenção cultural etc. Mas há muitos casos em que a caça representa a segurança alimentar de comunidades que não possuem acesso à mercados e condições financeiras para usufruir de outras fontes de proteínas. Essas pessoas não devem ser consideradas criminosas. Pelo contrário, elas podem através da caça contribuir muito com a conservação da biodiversidade.

Há casos inspiradores onde o manejo de espécies animais feitos por comunidades locais recuperou as populações selvagens que estavam em franco declínio. Assim está sendo com o pirarucu e com a tartaruga da Amazônia. Se a caça de subsistência for regulamentada é possível planejar a exploração de queixadas, pacas, antas e muitas outras espécies que estão sendo abatidas sem nenhum acompanhamento ou regulação. É possível zonear a atividade intercalando áreas de uso e áreas de não uso, onde as próprias comunidades locais podem exercer a vigilância. Mas para isso, precisamos abandonar o véu do preconceito e enxergar as comunidades humanas não apenas como parte do problema, mas também como parte da solução.

Mas em tempos politicamente sombrios, devemos ter em mente que a regulamentação da caça deve ser pensada de baixo para cima, considerando as necessidades locais e os pressupostos científicos. Não dá para fazer isso de forma espúria e irresponsável como vem propondo o senhor Valdir Collato, um defensor servil do agronegócio.

O artigo abaixo discute um pouco desse tema. Em breve iremos disponibilizá-lo em português.

Link para versão completa em inglês: Community-based population recovery of overexploited Amazonian wildlife

Por João Campos e Silva

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s