Pesca e mulher são temas de defesa de TCC de pescadora e aluna da UFAL

A tarde desta quarta feira (16/05) foi regada a muita alegria, ciência e pesca!

Anadefesa PEsca2

Ana Paula de Oliveira Santos é pescadora, engajada na luta dos direitos da pesca e questões de gênero deste setor, colaboradora nos projetos do LACOS 21 na APA Costa dos Corais de governança e pesca, do PELD APACC Alagoas e agora também a um passo de se tornar cientista social!

Foi com muito prazer que integrantes do LACOS 21 foram prestigiar essa guerreira na defesa de seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “A mulher no universo da pesca no município de Barra de Santo Antônio”. O trabalho de Ana teve por objetivo principal realçar a mulher pescadora de sua comunidade, retirando-as da invisibilidade.

Adiantamos aqui pra vocês que foi um sucesso! Diga-se de passagem, a defesa de Ana foi a primeira do polo de Maragogi do curso de Ciências Sociais a distância da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além de ser a primeira pescadora e pesquisadora com curso superior de sua regiãoOrientada pela professora Drª. Deise Francisco do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UFAL, sua banca de avaliação foi formada pelo pesquisador do LACOS 21, Dr. João Vitor Campos Silva, e pela professora Drª. Luciana Santana, também do ICS UFAL.

Ana além de ter uma bagagem cultural imensa, passou os últimos anos somando a esta bagagem os conceitos e teorias das ciências sociais, do mundo acadêmico e científico, em sua graduação. O resultado disso é a mais pura união de conhecimento comum e científico em um trabalho que nos toca e que abre nossos olhos para temas tão importantes, os direitos das mulheres, a conquista por espaço e reconhecimento dentro de uma cultura onde quem predominante atua são homens, as questões locais de espaço territorial para o beneficiamento do pescado, da venda e também questões da saúde da mulher, frente às atividades em um rio que vem cada vez mais sendo degradado.

Ana conta que sentiu muito os 17 anos fora da sala de aula, as dificuldades além do deslocamento para uma Universidade, que na época só teria em Maceió, também vinham de dentro de casa e de sua comunidade. Para retornar à sala de aula essa guerreira conta que não foi fácil, enfrentou os posicionamentos de sua família, que temiam que ela mudasse sua forma de pensar e agir ao entrar no mundo acadêmico. Por muito pouco Ana desistia de tentar o vestibular ao ser tomada pela opinião de seus familiares, mas foi nesse momento que seu companheiro começou a motivá-la, fazendo-a ir prestar a prova, o que mais tarde resultou em sua aprovação.

“Ultrapassei barreiras, obstáculos e, no momento em que entrei na Pastoral dos Pescadores e, posteriormente, no Movimento Nacional dos Pescadores comecei a ter formação, rodar o Brasil, discutir com as mulheres essa questão da gente estar no setor da pesca, participando, da gente estudar e que a gente não deveria estar desmotivada. Aí eu comecei a ter um olhar diferente, olhar diferente pra mim, pescadora, e aí disse: vou estudar, vou quebrar esse machismo dentro da minha própria família, da minha própria casa”, revela Ana.

E, de fato, ela mudou sua forma de pensar e agir, na verdade, se fortaleceu. Sua experiência a trouxe mais clareza e conhecimento pra seguir com sua luta.

Esta foi mais uma etapa na vida da Ana, que continua atuando conosco no PELD APACC Alagoas e em outros projetos que envolvem a APA Costa dos Corais. Ana já foi convidada para apresentar seu trabalho em outros eventos e em seus planos há outro desafio: discutir essas questões também no mestrado!

Anadefesa PEsca1

Ana Paula, integrantes do LACOS 21 e professoras Deise e Luciana. Foto: João Vitor Campos Silva.

Esperamos que essa parceria continue se fortalecendo, que nos renda mais e bons frutos e que daqui a alguns aninhos possamos estar convidando-os para sua defesa!

Por Norah Gamarra

Um comentário sobre “Pesca e mulher são temas de defesa de TCC de pescadora e aluna da UFAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s