I Debate sobre Conservação no Século XXI

Jhonatan Guedes _17 Dez 201501adrianacosta17 Dez 201507adrianacosta 17 Dez 201504 adriana costa 17 DEZ 201505 adriana costa 17 Dez 201506 adrianacosta 17 Dez 201508 adrianacosta 17 Dez 201509 adrianacosta 17 Dez 2015 Jhonatan Guedes _17 Dez 201502 adrianacosta 17 Dez 2015Jhonatan Guedes 17 Dez 201510 adrianacosta 17 Dez 2015DSC_6263DSC_6253 (3)DSC_6268
Fechamos a agenda de trabalhos de  2015 com chave de ouro. A equipe do  Laboratório de Conservação no   Século XXI (LACOS 21) promoveu no último dia 17 de dezembro de 2015 (quinta-feira)  o I  debate sobre Conservação no Século XXI.  Durante o período da manhã, alunos e professores  se reuniram no Auditório do  Centro de Interesses Comunitários-CIC, da Universidade Federal de Alagoas- UFAL para acompanhar o evento.

As apresentações tiveram início com a abordagem sobre Renaturalização (rewilding) no mundo e na Caatinga: possibilidades e desafios”   conduzido pelo  Paul Jepson da Universidade de Oxford, Reino Unido.

Paul Jepson  tem  ampla experiência na  área da  Conservação e carreira Internacional consolidada. Atualmente é diretor do mestrado  em Biodiversidade, Conservação e Gestão na Universidade de Oxford. É líder do Laboratório de Governança da Conservação, que trabalha buscando gerar novos insights para auxiliar a assegurar a relevância e impacto da conservação no século 21.

O debate teve continuidade com a apresentação do Dr. Jorge Luiz Lopes da Silva,  professor da  Universidade Federal de Alagoas e Diretor Técnico do Museu de História Natural da UFAL. O tema apresentado foi o ” Estado atual do conhecimento e estratégias de preservação do patrimônio paleontológico de Alagoas” com o foco nas  áreas das caatingas no Estado de Alagoas.

A discussão  na mesa  redonda contou com a  participação  de Richard James Ladle, professor da Universidade Federal de Alagoas e pesquisador senior associado a Universidade de Oxford e Ricardo  Correia   pós-doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos da UFAL.

No período da tarde, o encontro continuou no Instituto de Ciências Biológicas e da Sáude-ICBS  com a mesa redonda sobre ” Governança de Unidades de Conservação no Brasil e no mundo”  com a participação de Paul Jepson (Oxford, Reino Unido), Richard Ladle (UFAL), Alex Nazário (IMA-AL) e Chiara Bragagnolo (Pós-Doutoranda-UFAL).

Alex Nazário,  na oportunidade  discutiu o cenário atual das Unidade de Conservação no Estado de Alagoas, a necessidade de uma  legislação estadual que contemple as peculiaridades das UCs no Estado,  elaboração de planos de manejos, fiscalização intensa nas áreas e criação de novas Unidades de Conservação  no Bioma Caatinga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s